139. Por que existem na Terra selvagens e homens civilizados?
Sem a preexistência da alma, essa questão é insolúvel, a menos que se admita que Deus criou almas selvagens e almas civilizadas, o que seria a negação de sua justiça. Por outro lado, a razão recusa admitir que após a morte a alma do selvagem permaneça perpetuamente em um estado de inferioridade, ou que esteja na mesma categoria que a do homem esclarecido.
Admitindo-se um mesmo ponto de partida para as almas, única doutrina compatível com a justiça de Deus, a presença simultânea da selvageria e da civilização na Terra é um fato material que prova o progresso que uns já realizaram e que os outros podem realizar. Portanto, a alma do selvagem alcançará, com o tempo, o mesmo grau da alma civilizada; porém, como morrem selvagens todos os dias, essas almas só podem alcançar tal grau em encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas, apropriadas ao seu adiantamento, seguindo todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos.