614. Que se deve entender por lei natural?
“A lei natural é a lei de Deus; é a única verdadeira para a felicidade do homem; ela lhe indica o que deve fazer ou deixar de fazer, e ele só é infeliz quando dela se afasta.”
615. É eterna a lei de Deus?
“Eterna e imutável como o próprio Deus.”
616. Deus poderia ter prescrito aos homens em determinado tempo o que lhes teria proibido em outro?
“Deus não se engana; os homens é que são obrigados a modificar suas leis, porque são imperfeitas, mas as leis de Deus são perfeitas. A harmonia que regula o universo material e o universo moral, é fundada sobre leis que Deus estabeleceu desde toda a eternidade.”
617. As leis divinas, que é o que compreendem no seu âmbito? Concernem a alguma outra coisa, que não a conduta moral?
“Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de todas as coisas. O cientista estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda as da alma e as pratica .”
a) – Dado é ao homem aprofundar umas e outras?
“É, mas uma única existência não lhe basta para isso.”
Com efeito, o que são alguns anos para adquirir tudo o que constitui o ser perfeito, ainda que se considere apenas a distância que vai do selvagem ao homem civilizado? A mais longa existência possível é insuficiente, com mais razão ainda quando é abreviada, como ocorre com um grande número.
Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: são as leis físicas; seu estudo é do domínio da ciência.
As outras concernem especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Elas compreendem as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais.
618. São as mesmas, para todos os mundos, as leis divinas?
“A razão diz que elas devem ser apropriadas à natureza de cada mundo e proporcionadas ao grau de adiantamento dos seres que os habitam.”