A negação do porvir, a simples dúvida sobre a vida futura, são os maiores estimulantes do egoísmo, fonte da maioria dos males da humanidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O que é o Espiritismo?, terceiro diálogo - o padre.
"A natureza dos sentimentos que dois homens manifestem a respeito um do outro é a pedra de toque que dá a conhecer a natureza dos Espíritos que os assistem."
Autor: Fénelon
Fonte: O Livro dos Médiuns - Segunda parte - Das manifestações espíritas, cap. XXXI - Dissertações espíritas - Sobre as sociedades espíritas, XXII
“A profunda ciência consiste no conhecimento das leis de nosso ser, e a alta sabedoria consiste em nos conformar a essas leis.”
Autor: Xefolius
Fonte: Le manuel de Xefolius
“A lei, em seu ideal mais elevado, é a obrigação do justo.”
Autor: Adolphe Mazure
Fonte: Précis de philosophie, selon le programme établi pour le baccalauréat ès-lettres. Paris, 1844.
A maneira de conversar com os Espíritos é, pois, uma verdadeira arte, que exige tato, conhecimento do terreno que pisamos e constitui, a bem dizer, o Espiritismo prático.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, julho de 1859 - Sociedade Parisiense - Discurso de encerramento do ano social 1858-1859.
As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo - Introdução - I - Objetivo desta obra.
A prosperidade amarra uma pessoa ao mundo. Ela sente que está "achando seu lugar no mundo", quando na realidade é o mundo que está achando o seu lugar nela.
Autor: C. S. Lewis
Fonte: Cartas de um diabo ao seu aprendiz, carta XXVIII.
"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. – Esse o maior e o primeiro mandamento."
Autor: Jesus
Fonte: S. MATEUS, 22: 34 a 40.
"Ajuizado serás, não supondo que sabes o que ignoras."
Autor: Sócrates
Fonte:
A ciência é a conformidade da alma ao verdadeiro, pela ação da razão, e também, por isso mesmo, a conformidade ao bem.
Autor: Jean-Philibert Damiron
Fonte: Cours de Philosophie – Logique, 1836.
A perspectiva da responsabilidade fora da lei humana é o mais poderoso elemento moralizador: é o objetivo ao qual conduz o Espiritismo pela força das coisas.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Provar que o homem é responsável por todos os seus atos é provar a sua liberdade de ação, e provar a sua liberdade é revelar a sua dignidade. A perspectiva da responsabilidade fora da lei humana é o mais poderoso elemento moralizador: é o objetivo ao qual conduz o Espiritismo pela força das coisas.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Eis por que certas pessoas temem o Espiritismo, que as perturbaria em sua quietude, erguendo à sua frente o temível tribunal do futuro.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Escusar-se de suas más ações com a fraqueza da carne não é senão um subterfúgio para eximir-se da responsabilidade. A carne não é fraca senão porque o Espírito é fraco, o que derruba a questão e deixa ao Espírito a responsabilidade de todos os seus atos. A carne, que não tem nem pensamento nem vontade, jamais prevalece sobre o Espírito, que é o ser pensante e voluntarioso.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Com o ser espiritual independente, preexistente e sobrevivente ao corpo, a responsabilidade é absoluta. Ora, para a maioria, o primeiro, o principal móvel da crença no niilismo, é o pavor que causa essa responsabilidade, fora da lei humana, e à qual crê escapar fechando os olhos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
É realmente curioso ver o materialismo falar incessantemente da necessidade de elevar a dignidade do homem, quando se esforça para reduzi-lo a um pedaço de carne que apodrece e desaparece sem deixar qualquer vestígio; de reivindicar para si a liberdade como um direito natural, quando o transforma num mecanismo, marchando como um boneco, sem responsabilidade por seus atos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, marços de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
"Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim."
Autor: Kant
Fonte: Crítica da Razão Prática, cap. 34.
O Magnetismo e o Espiritismo se dão as mãos; são duas partes de um mesmo todo, dois ramos de uma mesma ciência, que se completam e se explicam um pelo outro. Dar crédito ao Magnetismo é abrir caminho para o Espiritismo, e vice-versa.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1867 - O zuavo Jacob - Segundo artigo.
“Lembra-te de que os Espíritos Bons só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse, e que repudiam a todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; eles se afastam do orgulhoso e do ambicioso. O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e Deus. São um véu lançado sobre as claridades celestes, e Deus não pode servir-se do cego para fazer compreensível a luz.”
Autor: Bons Espíritos
Fonte: Livro dos Espíritos - Prolegômenos
Aos olhos de Deus, uma única autoridade legítima existe: a que se apóia no exemplo que dá do bem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X - Bem-aventurados os que são misericordiosos - Não julgueis, para não serdes julgados - Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado.
A cada geração uma parte do véu se dissipa. O Espiritismo veio para rasgá-lo de alto a baixo; mas, enquanto espera, conseguisse ele unicamente corrigir num homem um único defeito que fosse e já o haveria ajudado a dar um passo.
Autor: Espíritos superiores
Fonte: Livro dos Espíritos, item 800.
A boa qualidade do médium não está na facilidade das comunicações, mas unicamente na sua aptidão para só receber as boas. Ora, é nisto que as suas condições morais são onipotentes; é nisso também que ele encontra os maiores escolhos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1859 - Escolhos dos médiuns
Em nossas excursões espíritas, o que mais nos satisfaz não é o número dos crentes que contamos. O que mais nos satisfaz são esses adeptos que são a honra da doutrina e que são, ao mesmo tempo, os mais firmes esteios, porque fazem-na estimada e respeitada por eles mesmos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, julho de 1867 - Curta excursão espírita
“Os Espíritos enganadores sabem perfeitamente a quem se dirigem. Há pessoas simples e pouco instruídas mais difíceis de enganar do que outras, que têm finura e saber. Lisonjeando-lhes as paixões, fazem eles do homem o que querem.”
Autor: Bons Espíritos
Fonte: Livro dos Médiuns, item 268, 26ª
O orgulho é um amor desregrado de si mesmo; é o estado de um homem que se basta, que se admira em suas obras, vê em si qualidades que não tem e empenha-se para que os outros compartilhem da opinião que tem de si mesmo.
Autor: Dictionnaire Encyclopédique de la Bible A. Westphal
Fonte: Dictionnaire Encyclopédique de la Bible A. Westphal
Podemos ter três objetivos principais no estudo da verdade: um, descobri-la quando a buscamos; outro, demonstrá-la quando a possuímos; o último, discerni-la do falso quando a examinamos.
Autor: Pascal
Fonte: Do espírito geométrico e da arte de persuadir. Ed. Martins Fontes
Que é com efeito devotar-se? É doar-se livremente e com todo conhecimento. Eis o sublime do amor, eis o amor digno de uma nobre e generosa criatura, e não o amor ignorante e cego.
Autor:
Fonte: Dicionnaire des sciences philosophiques, pp. 1158 e ss.
Lembrai-vos sempre que Deus quer o vosso bem, e sabereis então que qualquer rota que seguirdes, onde o sentimento do bem não imperar, afastados de Deus estareis.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Comunicação obtida no GEAK, em 23/04/2013
Só uma convicção profunda pode levar um homem a vencer-se, a desembaraçar-se do que em si há de mau, e a resistir aos perniciosos arrastamentos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1864 - Notícias bibliográficas - Os milagres de nossos dias.
Se o Espiritismo pudesse ser retardado em sua marcha, não o seria pelos ataques abertos de seus inimigos declarados, mas pelo zelo irrefletido dos amigos imprudentes.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, junho de 1862 - Ensinos e dissertações espíritas - O Espiritismo filosófico.
As faltas de outrem, certamente não acrescentam nada ao nosso mérito, e não são, por si mesmas, um assunto agradável para reflexão ou entretenimento; mas elas podem lisonjear o nosso orgulho, porque nos levam a crer em nossa superioridade sobre aqueles que nós denegrimos.
Autor: Thomas Reid
Fonte: Essais sur les facultés actives de L'homme, T. VI.
Quanto mais inteligência tem o homem para compreender um princípio, tanto menos escusável é de o não aplicar a si mesmo. Em verdade vos digo que o homem simples, porém sincero, está mais adiantado no caminho de Deus, do que um que pretenda parecer o que não é.
Autor: Espíritos superiores
Fonte: Livro dos Espíritos, item 828.
O homem é, ao mesmo tempo, um ser muito singular e muito fraco. É singular no sentido de que, mesmo em meio aos fenômenos que o cercam, não deixa de seguir a sua rotina, espiritualmente falando. É fraco porque, depois de ter visto e ter-se convencido, ri porque seu vizinho riu e não pensa mais naquilo. E notai que aqui falo, não de seres vulgares, sem reflexão e sem experiência. Não. Falo de gente inteligente e, na maioria, esclarecida.
Autor: Lamennais
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - Ditados espontâneos e dissertações espíritas - A eletricidade espiritual
Os Espíritos enganadores sabem perfeitamente a quem se dirigem. Há pessoas simples e pouco instruídas mais difíceis de enganar do que outras, que têm finura e saber. Lisonjeando-lhes as paixões, fazem eles do homem o que querem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Livro dos Médiuns, item 268, 26a.
Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas.
Autor: Espírito protetor
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, Instruções dos Espíritos, item 12.
"Entre os seres pensantes há ligações que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor."
Autor: Bons Espíritos
Fonte: Livro dos Espíritos, item 388.
Acredito que a constância seja a qualidade mais difícil de se encontrar no homem, e a mais fácil a instabilidade.
Autor: Montaigne
Fonte: Ensaios, vol. II, cap. I - Da inconstância de nossas ações.
No ponto em que estamos, a inteligência está bastante desenvolvida para permitir ao homem julgar criteriosamente o bem e o mal, e é também neste ponto que a sua responsabilidade é mais seriamente comprometida, porque não mais se pode dizer o que dizia Jesus: “Perdoai-lhes, Senhor, pois não sabem o que fazem.”
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1864 - Questões e problemas - Progresso nas primeiras encarnações.
O princípio dos fenômenos psíquicos repousa, como já vimos, nas propriedades do fluido perispiritual, que constitui o agente magnético; nas manifestações da vida espiritual durante a vida corpórea e depois da morte; e, finalmente, no estado constitutivo dos Espíritos e no papel que eles desempenham como força ativa da Natureza.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese - Os milagres segundo o Espiritismo, cap. XV - Os milagres do Evangelho - Superioridade da natureza de Jesus, item 1.
O homem não chega a nada sem esforço. Aquele que não precisou fazê-lo nesta existência, deve ter lutado em uma precedente, e o bem acabou por se identificar com ele. Eis porque tudo parece tão natural. O bem está neles, como, em outras pessoas, estão ideias que, também elas, tiveram sua fonte em um trabalho anterior.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862 - Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux - Discurso III
Eis uma recomendação feita incessantemente pelos bons Espíritos. Dizem eles: “Deus não vos deu o raciocínio sem propósito. Servi-vos dele a fim de saber com quem estais a vos relacionar.” Os maus Espíritos temem o exame. Dizem eles: “Aceitai nossas palavras e não as julgueis”. Se tivessem consciência de estar com a verdade, não temeriam a luz.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1859 - Escolhos dos Médiuns
Ora, assim como a Física nos ensina a causa de certos fenômenos e a Medicina a de certas doenças, o estudo da ciência espírita nos ensina a dos fenômenos devidos às influências ocultas do mundo invisível e nos explica o que, sem isto, nos parecia inexplicável.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1863 - Estudos sobre os possessos de Morzine - Causas de obsessão e meios de combate
O magnetismo é uma força natural, e ante as forças naturais o homem é um pigmeu, semelhante a esses cachorrinhos que ladram inutilmente contra tudo quanto lhes mete medo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1858 - Introdução
Temos prazer de responder às perguntas sérias e de elucidá-las, quando possível. A discussão é tanto mais útil com pessoas de boa-fé, que estudaram e querem aprofundar as coisas, pois é trabalhar para o progresso da ciência, quanto é ociosa com os que julgam sem conhecimento e querem saber sem se darem ao trabalho de aprender.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, setembro de 1863 - Questões e problemas - Sobre a expiação e a prova
Tratam de loucos apenas aqueles cujas ideias não são sancionadas pela autoridade da Ciência; é assim que aqueles que julgam tudo saber, rejeitam os pensamentos geniais daqueles que nada sabem.
Autor: BÉRANGER
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Se quiserdes uma demonstração séria de uma lei universal, buscai a sua aplicação individual. Quereis a verdade? Buscai-a em vós mesmo, e na observação dos fatos de vossa própria vida. Todos os elementos de prova aí estão. Que aquele que quer saber se examine, e encontrará.
Autor: Charles Fourier
Fonte: Revista Espírita, abril de 1869 - Dissertações espíritas - Charles Fourier
O homem nunca é mais forte do que quando ele sente a sua fraqueza, pois tudo pode empreender sob o olhar de Deus. Sua força moral cresce em razão de sua confiança, porque sente necessidade de dirigir-se ao Criador, para pôr sua fraqueza ao abrigo das quedas a que a imperfeição humana pode arrastá-lo.
Autor: Fénelon
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1865 - Instruções dos Espíritos
É um fato comprovado que o Espiritismo é mais entravado pelos que o compreendem mal do que pelos que absolutamente não o compreendem, e mesmo por seus inimigos declarados.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1864 - O Espiritismo é uma ciência positiva
A fraqueza, a indiferença ou o orgulho do homem são exclusivamente o que empresta força aos maus Espíritos, cujo poder todo advém do fato de lhes não opordes resistência.
Autor: Espíritos superiores
Fonte: Livro dos Espíritos, item 498.
São as reuniões sérias que dão uma ideia séria do Espiritismo, por isso nunca seria demais encorajar a sua multiplicação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita de setembro de 1862.
Todos os homens podem enganar-se, mas há grandeza em reconhecer os próprios erros, ao passo que há mesquinhez em perseverar numa opinião que se sabe falsa, unicamente para ostentar, aos olhos do vulgo, a supremacia da infalibilidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, julho de 1858 - Correspondência
"Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras, do que palavras sem um coração."
Autor: Gandhi
Fonte: As palavras de Gandhi
A felicidade perfeita está ligada à perfeição, ou seja, à purificação completa do Espírito. Toda imperfeição é ao mesmo tempo uma causa de sofrimento e de privação de gozo, assim como toda qualidade adquirida é uma causa de gozo e de atenuação dos sofrimentos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, primeira parte, cap. VII - Código penal da vida futura, 2º.
Não há uma única imperfeição da alma que não traga consigo suas consequências lastimáveis, inevitáveis, e nem uma única boa qualidade que não seja a fonte de um gozo. A soma das penas é assim proporcionada à soma das imperfeições, como a dos gozos está na razão da soma das qualidades.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, primeira parte, cap. VII, Código penal da vida futura, 3º.
A fascinação é uma espécie de ilusão produzida pela ação direta de um Espírito estranho ou por seus raciocínios capciosos. Essa ilusão produz alteração na compreensão das coisas morais, falseia o julgamento e leva a tomar-se o mal pelo bem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1858 - Obsedados e subjugados
Não basta dizer-se espírita; aquele que o é de coração prova-o por seus atos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1867 - Livre pensamento e livre consciência
“Não há sujeição tão perfeita quanto aquela que guarda a aparência de liberdade; cativa-se assim a própria vontade.”
Autor: Jean-Jacques Rousseau
Fonte: Emílio, ou da Educação
De fato, ninguém sabe se a morte não é, inclusive, a maior de todas as bênçãos para o ser humano, ainda que este a tema como se soubesse que é o maior dos males. E não é essa a mais censurável das formas de ignorância, nomeadamente pensar que se conhece o que não se conhece?
Autor: Platão
Fonte: Apologia de Sócrates
Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese - Os milagres segundo o Espiritismo, cap. XIV - Os fluidos - II - Explicação de alguns fenômenos considerados sobrenaturais - Obsessões e possessões, item 46.
Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar de quem haja de atuar sobre o Espírito obsessor.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII - Coletânea de preces espíritas - V - Preces pelos doentes e pelos obsidiados - Pelos obsidiados, item 81.
A prece de várias pessoas forma um feixe que sustenta e fortalece a alma pela qual é feita. Ela lhe dá força e resignação.
Autor: São Bento
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1866 - O naufrágio do Borysthène
O preconceito, num sentido qualquer, é a pior condição para um observador, porque então tudo vê e tudo ajusta a seu ponto de vista, negligenciando o que pode haver de contrário. Certamente não é esse o meio de chegar à verdade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, abril de 1863 - Estudos sobre os possessos de Morzine.
O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.
Autor: Lázaro
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII - Sede perfeitos - Instrução dos Espíritos - O dever.
Se queremos nos assegurar bem de que fazemos progressos sólidos na virtude, é preciso não encarar nenhuma falta como leve, e as evitar todas com o maior cuidado.
Autor: Plutarco
Fonte: Beautés des Oeuvres Morales de Plutarque, tome premier, à Paris, 1835.
O progresso é lei de Deus; a culpa é âncora lançada no passado e impede o indivíduo de empreender novas caminhadas.
Autor: Sem nome
Fonte: Psicografada em reunião familiar do dia 18/10/2012
O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferra aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o futuro.
Autor: Bons Espíritos
Fonte: O Livro dos Espíritos, item 895.
Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede; só permite as que podem ser cumpridas. Se tal não sucede, não é que falte possibilidade: falta a vontade.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9. A ingratidão dos filhos e os laços de família
Os males mais numerosos são os que o homem cria pelos seus vícios, os que provêm do seu orgulho, do seu egoísmo, da sua ambição, da sua cupidez, de seus excessos em tudo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese - A Gênese, cap. III - O bem e o mal - Origem do bem e do mal, item 6.
Quanto mais o homem se possui e quanto mais é calmo e nobre, melhor saberá discernir os caminhos que o conduzirão à verdade. Quanto mais ele é leviano, presunçoso ou apaixonado, tanto mais corromperá com seu hálito impuro os frutos que colherá na árvore da vida.
Autor: SR. HERRENSCHNEIDER
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1863 - União da Filosofia e do Espiritismo.
A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei de caridade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.
Sê grave e recolhido, mas não triste, porquanto a tristeza é uma censura muda, dirigida a Deus, que quer ser louvado em suas obras. Aliás, por que sofrer nesta vida triste, onde tudo se apaga, exceto o bem ou o mal que realizamos?
Autor: M. GOURDON
Fonte: Revista Espírita, junho de 1861 - SR. ANAÏS GOURDON, n. 15
Aquele que tem humildade sempre acolhe com doçura as censuras que lhe fazem, por mais injustas que sejam, porquanto, sabei-o bem, a injustiça jamais irrita o justo.
Autor: Ignorado
Fonte: Revista Espírita, março de 1861 - LIÇÕES FAMILIARES DE MORAL
O homem que só pelo instinto agisse constantemente poderia ser muito bom, mas conservaria adormecida a sua inteligência. Seria qual criança que não deixasse as andadeiras e não soubesse utilizar-se de seus membros. Aquele que não domina as suas paixões pode ser muito inteligente, porém, ao mesmo tempo, muito mau. O instinto se aniquila por si mesmo; as paixões somente pelo esforço da vontade podem domar-se.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese, cap. III - O bem e o mal - O instinto e a inteligência, item 19.
O suicídio não consiste somente no ato voluntário que produz a morte instantânea; consiste também em tudo o que se faz, com conhecimento de causa, que possa apressar a extinção das forças vitais.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, segunda parte, Exemplos, cap. V, Suicidas - O pai e o recruta
Ao verdadeiro espírita jamais faltará bem a fazer; corações aflitos a aliviar; consolações a dar, desesperos a acalmar, reformas morais a operar; aí está a sua missão; aí também ele encontrará sua verdadeira satisfação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Médiuns, 1ª parte, cap. III, item 30.
Aqueles que pensam preservar-se da ação dos maus Espíritos abstendo-se das comunicações espíritas, são como crianças que julgam evitar o perigo colocando uma venda nos olhos. Seria o mesmo que afirmar que é preferível não saber ler nem escrever para não se expor à leitura de maus livros ou a escrever tolices.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1859 - Aforismos espíritas
Os bons Espíritos aprovam aquilo que acham bom, mas não fazem elogios exagerados. Os elogios excessivos, como tudo o que denota lisonja, são sinais de inferioridade da parte dos Espíritos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1859 - Aforismos espíritas e pensamentos avulsos
Quando, inteiramente penetrada de zelo santo, a alma do homem se lança para os céus na prece íntima e ardente, os inimigos interiores, isto é, as paixões do homem, e os inimigos externos, isto é, os vícios do mundo, são impotentes para forçar os muros que a protegem. Homens, orai a Deus com toda confiança, do fundo do coração, com fé e verdade!
Autor: Ignorado
Fonte: Revista Espírita, junho de 1863 - Dissertações espíritas - A amizade e a prece
Mais vale seguir o bom caminho mancando do que o mau caminho num passo firme.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Ignorada
Os milagres não estão em contradição com as leis da natureza, mas com o que nós sabemos dessas leis.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Ignorada
A qualidade principal da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são meros adornos de lentejoulas. Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma ideia, pôr em vibração uma fibra da alma. Numa palavra: deve fazer refletir.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, Preâmbulo, item 1
Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal afasta-o da natureza espiritual. Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal denota predominância do espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição.
Autor: Espíritos bons
Fonte: O Livro dos Espíritos, item 908
Os médiuns que obtêm boas comunicações ainda mais censuráveis são, se persistem no mal, porque muitas vezes escrevem sua própria condenação e porque, se não os cegasse o orgulho, reconheceriam que a eles é que se dirigem os Espíritos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII - Muitos os chamados, poucos os escolhidos - Muito se pedirá àquele que muito recebeu, item 12.
O primeiro cuidado de todo espírita sincero deve ser o de procurar saber se, nos conselhos que os Espíritos dão, alguma coisa não há que lhe diga respeito.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII - Muitos os chamados, poucos os escolhidos - Muito se pedirá àquele que muito recebeu, item 12.
Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII - Amai os vossos inimigos - Retribuir o mal com o bem, item 3
Quando se deseja comunicar com determinado Espírito, é de toda necessidade evocá-lo. (N. 203.) Se ele pode vir, a resposta é geralmente: Sim, ou Estou aqui, ou, ainda: Que quereis de mim? As vezes, entra diretamente em matéria, respondendo de antemão às perguntas que se lhe queria dirigir.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Médiuns, cap. XXV, item 270.
O amor triunfará, e virão com ele a sabedoria, a caridade, a prudência, a força, o conhecimento, a humildade, a calma, a justiça, o gênio, a tolerância, o entusiasmo, e a glória majestosa e divina esmagará, por seu esplendor, o orgulho, a inveja, a hipocrisia, a maldade e o ciúme, que arrastam no seu séquito a preguiça, a gula e a luxúria.
Autor: EUGÈNE SUE
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva.
O gênio se possui por inspiração e não se adquire; Deus quer que as maiores coisas sejam descobertas ou inventadas por seres sem instrução, a fim de paralisar o orgulho, tornando o homem solidário do homem.
Autor: FRANÇOIS ARAGO
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Os sábios da Grécia por vezes o foram mais nos escritos e nas palavras que em sua pessoa.
Autor: Platão
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Era o amor que Diógenes buscava, procurando um homem... que veio séculos depois, e que o ódio, o orgulho e a hipocrisia crucificaram.
Autor: Sócrates
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Para o homem que vivesse insulado não haveria vícios nem virtudes; preservando-se do mal pelo insulamento, o bem por si mesmo se anularia.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, Primeira Parte - Doutrina - Cap. III - O Céu, item 8
Ser rico não é pecado — ser pobre não é virtude. Virtude ou pecado é saber ou não saber ser rico ou pobre.
Autor: Huberto Rohden
Fonte: O sermão da montanha, Bem-aventurados os pobres pelo espírito
O que nos faz bons ou maus não é aquilo que nos acontece, mas sim o que nós mesmos fazemos e somos.
Autor: Huberto Rohden
Fonte: O sermão da montanha - Bem-aventurados os pobres pelo espírito
O saber está muito abaixo da caridade; ele nos eleva na hierarquia espírita, mas não contribui para o restabelecimento da ordem perturbada pelo mau. O saber nada expia, nada resgata, em nada influi sobre a justiça de Deus. A caridade, ao contrário, expia e apazigua. O saber é uma qualidade; a caridade, uma virtude.
Autor: De Grand-Boulogne, doutor em Medicina, Antigo vice-cônsul da França.
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - CONCORDÂNCIA ESPÍRITA E CRISTÃ
Que é a caridade? É o atributo especial da alma que, em suas ardentes aspirações para o bem, se esquece de si mesma e se consome em esforços pela felicidade do próximo.
Autor: De Grand-Boulogne, doutor em Medicina, Antigo vice-cônsul da França.
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - CONCORDÂNCIA ESPÍRITA E CRISTÃ
Qual a mais bela de todas as virtudes? A Caridade.
Autor: De Grand-Boulogne, doutor em Medicina, Antigo vice-cônsul da França.
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - CONCORDÂNCIA ESPÍRITA E CRISTÃ
Só aquele que dominou suas más inclinações realmente tirou proveito do Espiritismo e receberá a sua recompensa. É por isto que os bons Espíritos, por ordem de Deus, multiplicam suas instruções e as repetem à saciedade; só um orgulho insensato pode dizer: Não preciso de mais nada.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
Para admitir-nos ao banquete da suprema felicidade, Deus não pergunta o que sabemos nem o que possuímos, mas o que valemos e o bem que fizemos. É, pois, no seu melhoramento individual que todo espírita sincero deve trabalhar, antes de tudo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
Em todas as coisas, as ideias novas devem encaixar-se nas ideias adquiridas. Se estas não estão suficientemente elaboradas e consolidadas no cérebro; se o espírito não as assimilou, aquelas que aí quisermos implantar não criarão raízes. Estaremos semeando no vazio.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
Em todas as coisas, as ideias novas devem encaixar-se nas ideias adquiridas. Se estas não estão suficientemente elaboradas e consolidadas no cérebro; se o espírito não as assimilou, aquelas que aí quisermos implantar não criarão raízes. Estaremos semeando no vazio.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
A ti dirigi o meu olhar, ó Eterno, e me senti fortalecido. És a minha força, não me abandones. Ó meu Deus, sinto-me esmagado sob o peso das minhas iniquidades. Ajuda-me. Conheces a fraqueza da minha carne, não desvies de mim o teu olhar!
Autor: Bons Espíritos
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, 33
Um equívoco muito frequente entre novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. O Espiritismo é uma Ciência imensa, como bem sabeis, e experiência em sua prática não se adquire senão com o tempo, aliás como em todas as coisas.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita 1861, novembro - Reunião geral dos Espíritas bordeleses - Discurso do Sr. Allan Kardec
Uma sociedade cujos membros fossem todos guiados pelo amor ao próximo; que inscrevesse a caridade no alto de todos os seus códigos, seria feliz, e em breve veria apagarem-se os ódios e as discórdias. O Espiritismo pode realizar este prodígio e o fará, a despeito dos que ainda o agridem, porque os agressores passarão, mas o Espiritismo permanecerá.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - Concordância espírita e cristã.
O Espiritismo tem consequências de tal gravidade; toca em questões de tal alcance; dá a chave de tantos problemas; oferece-nos, enfim, tão profundo ensino filosófico, que ao lado de tudo isso uma mesa girante é pura infantilidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Discurso de encerramento do ano social (1858-1859).
Sendo a vontade uma força ativa, essa força é multiplicada pelo número de vontades idênticas, como a força muscular é multiplicada pelo número de braços.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1864 - Da comunhão do pensamento - A propósito da comemoração dos mortos
Aos olhos das multidões, todos os aperfeiçoamentos são úteis, exceto o da alma.
Autor: J. J. Rousseau
Fonte: O Livro dos Médiuns, cap. XXXI - Dissertações espíritas, Acerca do Espiritismo » Acerca do Espiritismo
Para ser agradável a Deus basta observar suas leis, isto é, praticar a caridade, que resume todas elas. Ora, a caridade pode ser praticada por todos. Despojar-se de todos os vícios e de todas as inclinações contrárias à caridade é, pois, condição essencial da salvação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1868 - Sessão Comemorativa dos Mortos, na Sociedade de Paris.
O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras.
Autor: Espírito de Verdade
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI - O Cristo consolador - Consolador prometido, item 4.
Os bons Espíritos se interessam por aqueles que aproveitam os seus conselhos e trabalham seriamente por melhorar-se. Dão a esses suas preferências e os secundam; pouco, porém, se incomodam com aqueles junto dos quais perdem o tempo em belas palavras.
Autor: Os Espíritos
Fonte: O Livro dos Médiuns, cap. XXIV, item 268, 20ª
Comunhão de pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento é uma força. É, porém, uma força puramente moral e abstrata? Não, pois do contrário não se explicariam certos efeitos do pensamento e, ainda menos, da comunhão de pensamentos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1864 - Da comunhão do pensamento - A propósito da comemoração dos mortos.
A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.
Autor: Pitágoras, filósofo grego - 571 - 496 aC.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras
Procurai no Espiritismo aquilo que vos pode melhorar. Eis o essencial. Quando os homens forem melhores, as reformas sociais realmente úteis serão uma consequência natural.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1862 - Cumprimentos de ano-novo
Cada luta enfrentada corajosamente sob o olhar de Deus é uma prece fervorosa, que sobe a ele como o incenso puro e de odor agradável. Se bastasse formular palavras para se dirigir a Deus, os inoperantes apenas teriam que tomar um livro de preces para satisfazer a obrigação de orar. O trabalho, a atividade da alma, é a única boa prece que a purifica e a faz crescer.
Autor: FÉNELON
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1865 - Instruções dos Espíritos
O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência são para a alma ervas venenosas das quais é preciso a cada dia arrancar algumas hastes, e que têm como antídoto: a caridade e a humildade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão - Máximas extraídas do ensinamento dos Espíritos, 37.
Se o homem se conformasse rigorosamente com as leis divinas, indubitavelmente se pouparia aos mais agudos males e viveria ditoso na Terra.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese, cap. III, item 5
A caridade é a alma do Espiritismo: ela resume todos os deveres do homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes; eis porque se pode dizer que não há verdadeiro espírita sem caridade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1868 - Sessão anual comemorativa dos mortos
“Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei, lei divina, mediante a qual governa Deus os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados. A atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.
Autor: Vicente de Paulo
Fonte: O Livro dos Espíritos, item 888
... É nos momentos críticos que se conhecem os corações sólidos, os devotamentos verdadeiros. É então que as convicções profundas se distinguem das crenças superficiais ou simuladas. Na paz não há mérito em ter coragem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1865 - Alocução.
O verdadeiro Espírita não é o que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos. De nada adianta crer, se a crença não faz com que dê um passo adiante na via do progresso, e não o torne melhor para seu próximo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão, 36
O amor se expande ao infinito quando, deixando o personalismo, buscamos a felicidade de toda a humanidade.
Autor: Erasto
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK -2009
Momento de felicidade! São as pedras que falam, como disse Jesus, para que a vida resplandeça e a morte desapareça das consciências.
Autor: Lázaro
Fonte: Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK - 2009
“A alma se ilumina quando se eleva acima da matéria e busca a comunhão com Espíritos livres que, por seu imenso amor, velam por toda a humanidade.”
Autor: Vézy
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK -2009
“Benditos sejam aqueles que, resignados diante das lutas, ainda louvam a Deus.”
Autor: Sem nome
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK 2009
As vozes dos imortais ecoam em vossas almas incentivando-vos a seguir: esse é o vosso caminho de Damasco.
Autor: Paulo, Espírito
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK 2009
As lutas fortalecem o Espírito, assim como mais forte fica uma planta que se mantém em pé após uma tempestade.
Autor: Um amigo protetor
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK 2009
O pensamento racional é uma virtude compensadora, e o preconceito religioso é um véu que protege a mente da razão.
Autor: Espinosa
Fonte: O Apóstolo da Razão - Filme
Como antes de tudo buscamos a verdade e não pretendemos ser infalível, quando acontece nos enganarmos, não hesitamos em reconhecer. Não conhecemos nada de mais tolo do que aferrar-se a uma opinião errada.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1865 - O VIDENTE DA FLORESTA DE ZIMMERWALD
Quando diz que a mediunidade é um tema inesgotável de pesquisas e estudos, está perfeitamente certo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, maio de 1865 - Estudo sobre a mediunidade
O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio, o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 2
... E eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu. A primeira me aquece, a segunda me enregela.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862, discurso I - pronunciado nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux.
Para mim, um homem é um homem, isto apenas! Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862, discurso I - pronunciado nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux.
Para a maioria dos homens, o dinheiro tem ainda irresistível atrativo, e bem poucos compreendem a palavra supérfluo quando se trata de si. Por isso mesmo, a abnegação da personalidade constitui sinal do mais eminente progresso.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Conclusão, VII
Não adianta correr; é preciso partir na hora.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1861 - O Espiritismo ou Espiritualismo em Metz.
"Não ridicularizar as ações dos homens, não chorar sobre elas, não as detestar, mas adquirir delas um conhecimento verdadeiro."
Autor: Spinoza
Fonte: Tratado Político, I, 4
A prece é o veículo dos fluidos espirituais mais poderoso, e é como um bálsamo salutar para as feridas da alma e do corpo. Atrai todos os seres para Deus, e, de certo modo, faz a alma sair da espécie de letargia em que se acha mergulhada, quando esquece os deveres para com o seu Criador.
Autor: São Bento
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1866 - O naufrágio do Borysthene.
Venci o mundo, que derrotou meu corpo, porque a certeza da vida me tornou forte e a liberdade da consciência tranquila ninguém nos pode tirar.
Autor: Giordano Bruno
Fonte: Psicografada em 18 de outubro de 2010, no GEAK.
A vontade é o móvel propulsor da vida, é a força que fará brotar a luz interior que dormita em todo o Espírito. É o impulso para o crescimento, para a liberdade.
Autor: Rousseau
Fonte: Psicografada no GEAK, em 18 de outubro de 2010
Quando o Espírito desperta, quando sua vontade é tão grande, seu desejo tão potente, abrem-se-lhe as portas da alma para compreender, na imensidão do Universo, os desígnios de Deus.
Autor: Sem nome
Fonte: Psicografada no GEAK, em 18 de outubro de 2010
Podemos ter nossa opinião, sustentá-la e discuti-la, mas o meio de nos esclarecermos não é nos estraçalhando, processo pouco digno de homens sérios e que se torna ignóbil desde que entre em jogo o interesse pessoal.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1858 - Magnetismo e Espiritismo
Àquele que nutre contra seu próximo sentimentos de animosidade, ódio, ciúme e rancor, falta caridade; ele mente, se se diz cristão, e ofende a Deus.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão, 58
A crença no Espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje está melhor do que ontem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão, 38.
Ouve-se constantemente dizer que a ingratidão com que somos pagos, endurece o nosso coração e nos torna egoístas. Falar assim é provar que se tem o coração fácil de ser endurecido, uma vez que esse temor não poderia deter o homem verdadeiramente bom.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862, Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux - Discurso I.
Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é todo um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo?
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Introdução, item XIII
Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias. Que adiantará àquele que, ao acaso, dirigir a um cientista perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore?
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Introdução, item VIII.
O Espiritismo é uma Ciência e, como qualquer outra Ciência, não se aprende brincando. Além do mais, tomar as almas que se foram como assunto para distração seria faltar ao respeito a que fazem jus; especular sobre sua presença e sua intervenção seria impiedade e profanação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, maio de 1861 - Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
“Disse Pitágoras que a Medicina é a mais divina das artes. Se a Medicina é a mais divina das artes, é necessário que o médico se ocupe da alma ao mesmo tempo que do corpo. Como um ser poderia ser são, quando a parte mais importante está doente?”
Autor: Apollonius de Tyane
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1862 - Apolônio de Tiana
“Os homens mais sábios são os mais breves em seus discursos. Se os tagarelas sofressem o que fazem sofrer os outros, não falariam tanto.”
Autor: Apollonius de Tyane
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1862 - Apolônio de Tiana
O amor de Deus é de toda a eternidade. Para esclarecer os homens, enviou sábios, profetas, o Salvador Jesus Cristo. Não é uma prova de seu infinito amor? Como, porém, receberam os homens esse amor? Melhoraram?
Autor: Sem nome
Fonte: Revista Espírita, março de 1862, Ensinos e dissertações espíritas - A reencarnação
Pedir o homem conselhos aos Espíritos não é entrar em entendimento com potências sobrenaturais; é tratar com seus iguais, com aqueles mesmos a quem ele se dirigiria neste mundo: a seus parentes, seus amigos, ou a indivíduos mais esclarecidos do que ele.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese, cap. I, item 60
Fé inabalável só o é a que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 7
O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles cujas ideias são as mais falsas se apóiam na sua própria razão, e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Introdução, item VII
Nunca a abjuração forçada deu a quem quer que fosse a fé; apenas pode fazer hipócritas. É um abuso da força material, que não prova a verdade. A verdade é senhora de si: convence e não persegue, porque não precisa perseguir.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, item 51
A vontade não é um atributo especial do espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento transformado em força motriz.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1864 - Da comunhão de pensamentos.
O perfume que se exala de todos os bons sentimentos é uma prece constante que se eleva para Deus, e todas as boas ações são ações de graça ao Eterno.
Autor: SRA. VICTOR HUGO
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1868.
Assim como muitas vezes as lisonjas dos amigos nos pervertem, assim os insultos dos inimigos nos corrigem.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Confissões, livro nono, cap. VIII – Mônica.
Reservar-se o direito de atacar e não admitir resposta é um meio cômodo de ter razão. Resta saber se é o de chegar à verdade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1862 – Resposta a “Abeille Agenaise, pelo Sr. Dombre.
Antes de negar, é prudente estudar e observar. Para julgar uma coisa é preciso conhecê-la. A crítica só é permissível ao que fala do que sabe. Que seria dito de um homem que, ignorando música, criticasse uma ópera? Ignorando as primeiras noções de literatura, criticasse uma obra literária?
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1862 – O Espiritismo em Rochefort.
Se estiverdes em dúvida, fazei sempre o bem: os erros do Espírito pesam menos na balança de Deus que os erros do coração.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1862 – Resposta à mensagem de Ano Novo dos espíritas lioneses.
O melhor soldado não é o que ergue mais alto o sabre, mas o que corajosamente sacrifica a própria vida.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1861 - Discurso do Sr. Allan Kardec
O melhor meio de provar a realidade do efeito [do Espiritismo] é fazer sua aplicação a si mesmo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1861 - Discurso do Sr. Allan Kardec
Antes de fazer a coisa para os homens, é preciso formar os homens para a coisa, como se formam obreiros, antes de lhes confiar um trabalho.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862
Autor: Allan Kardec
Fonte: O que é o Espiritismo?, terceiro diálogo - o padre.
"A natureza dos sentimentos que dois homens manifestem a respeito um do outro é a pedra de toque que dá a conhecer a natureza dos Espíritos que os assistem."
Autor: Fénelon
Fonte: O Livro dos Médiuns - Segunda parte - Das manifestações espíritas, cap. XXXI - Dissertações espíritas - Sobre as sociedades espíritas, XXII
“A profunda ciência consiste no conhecimento das leis de nosso ser, e a alta sabedoria consiste em nos conformar a essas leis.”
Autor: Xefolius
Fonte: Le manuel de Xefolius
“A lei, em seu ideal mais elevado, é a obrigação do justo.”
Autor: Adolphe Mazure
Fonte: Précis de philosophie, selon le programme établi pour le baccalauréat ès-lettres. Paris, 1844.
A maneira de conversar com os Espíritos é, pois, uma verdadeira arte, que exige tato, conhecimento do terreno que pisamos e constitui, a bem dizer, o Espiritismo prático.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, julho de 1859 - Sociedade Parisiense - Discurso de encerramento do ano social 1858-1859.
As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo - Introdução - I - Objetivo desta obra.
A prosperidade amarra uma pessoa ao mundo. Ela sente que está "achando seu lugar no mundo", quando na realidade é o mundo que está achando o seu lugar nela.
Autor: C. S. Lewis
Fonte: Cartas de um diabo ao seu aprendiz, carta XXVIII.
"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. – Esse o maior e o primeiro mandamento."
Autor: Jesus
Fonte: S. MATEUS, 22: 34 a 40.
"Ajuizado serás, não supondo que sabes o que ignoras."
Autor: Sócrates
Fonte:
A ciência é a conformidade da alma ao verdadeiro, pela ação da razão, e também, por isso mesmo, a conformidade ao bem.
Autor: Jean-Philibert Damiron
Fonte: Cours de Philosophie – Logique, 1836.
A perspectiva da responsabilidade fora da lei humana é o mais poderoso elemento moralizador: é o objetivo ao qual conduz o Espiritismo pela força das coisas.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Provar que o homem é responsável por todos os seus atos é provar a sua liberdade de ação, e provar a sua liberdade é revelar a sua dignidade. A perspectiva da responsabilidade fora da lei humana é o mais poderoso elemento moralizador: é o objetivo ao qual conduz o Espiritismo pela força das coisas.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Eis por que certas pessoas temem o Espiritismo, que as perturbaria em sua quietude, erguendo à sua frente o temível tribunal do futuro.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Escusar-se de suas más ações com a fraqueza da carne não é senão um subterfúgio para eximir-se da responsabilidade. A carne não é fraca senão porque o Espírito é fraco, o que derruba a questão e deixa ao Espírito a responsabilidade de todos os seus atos. A carne, que não tem nem pensamento nem vontade, jamais prevalece sobre o Espírito, que é o ser pensante e voluntarioso.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
Com o ser espiritual independente, preexistente e sobrevivente ao corpo, a responsabilidade é absoluta. Ora, para a maioria, o primeiro, o principal móvel da crença no niilismo, é o pavor que causa essa responsabilidade, fora da lei humana, e à qual crê escapar fechando os olhos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
É realmente curioso ver o materialismo falar incessantemente da necessidade de elevar a dignidade do homem, quando se esforça para reduzi-lo a um pedaço de carne que apodrece e desaparece sem deixar qualquer vestígio; de reivindicar para si a liberdade como um direito natural, quando o transforma num mecanismo, marchando como um boneco, sem responsabilidade por seus atos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, marços de 1869 - A carne é fraca - Estudo fisiológico e moral.
"Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim."
Autor: Kant
Fonte: Crítica da Razão Prática, cap. 34.
O Magnetismo e o Espiritismo se dão as mãos; são duas partes de um mesmo todo, dois ramos de uma mesma ciência, que se completam e se explicam um pelo outro. Dar crédito ao Magnetismo é abrir caminho para o Espiritismo, e vice-versa.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1867 - O zuavo Jacob - Segundo artigo.
“Lembra-te de que os Espíritos Bons só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse, e que repudiam a todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; eles se afastam do orgulhoso e do ambicioso. O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira erguida entre o homem e Deus. São um véu lançado sobre as claridades celestes, e Deus não pode servir-se do cego para fazer compreensível a luz.”
Autor: Bons Espíritos
Fonte: Livro dos Espíritos - Prolegômenos
Aos olhos de Deus, uma única autoridade legítima existe: a que se apóia no exemplo que dá do bem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X - Bem-aventurados os que são misericordiosos - Não julgueis, para não serdes julgados - Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado.
A cada geração uma parte do véu se dissipa. O Espiritismo veio para rasgá-lo de alto a baixo; mas, enquanto espera, conseguisse ele unicamente corrigir num homem um único defeito que fosse e já o haveria ajudado a dar um passo.
Autor: Espíritos superiores
Fonte: Livro dos Espíritos, item 800.
A boa qualidade do médium não está na facilidade das comunicações, mas unicamente na sua aptidão para só receber as boas. Ora, é nisto que as suas condições morais são onipotentes; é nisso também que ele encontra os maiores escolhos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1859 - Escolhos dos médiuns
Em nossas excursões espíritas, o que mais nos satisfaz não é o número dos crentes que contamos. O que mais nos satisfaz são esses adeptos que são a honra da doutrina e que são, ao mesmo tempo, os mais firmes esteios, porque fazem-na estimada e respeitada por eles mesmos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, julho de 1867 - Curta excursão espírita
“Os Espíritos enganadores sabem perfeitamente a quem se dirigem. Há pessoas simples e pouco instruídas mais difíceis de enganar do que outras, que têm finura e saber. Lisonjeando-lhes as paixões, fazem eles do homem o que querem.”
Autor: Bons Espíritos
Fonte: Livro dos Médiuns, item 268, 26ª
O orgulho é um amor desregrado de si mesmo; é o estado de um homem que se basta, que se admira em suas obras, vê em si qualidades que não tem e empenha-se para que os outros compartilhem da opinião que tem de si mesmo.
Autor: Dictionnaire Encyclopédique de la Bible A. Westphal
Fonte: Dictionnaire Encyclopédique de la Bible A. Westphal
Podemos ter três objetivos principais no estudo da verdade: um, descobri-la quando a buscamos; outro, demonstrá-la quando a possuímos; o último, discerni-la do falso quando a examinamos.
Autor: Pascal
Fonte: Do espírito geométrico e da arte de persuadir. Ed. Martins Fontes
Que é com efeito devotar-se? É doar-se livremente e com todo conhecimento. Eis o sublime do amor, eis o amor digno de uma nobre e generosa criatura, e não o amor ignorante e cego.
Autor:
Fonte: Dicionnaire des sciences philosophiques, pp. 1158 e ss.
Lembrai-vos sempre que Deus quer o vosso bem, e sabereis então que qualquer rota que seguirdes, onde o sentimento do bem não imperar, afastados de Deus estareis.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Comunicação obtida no GEAK, em 23/04/2013
Só uma convicção profunda pode levar um homem a vencer-se, a desembaraçar-se do que em si há de mau, e a resistir aos perniciosos arrastamentos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1864 - Notícias bibliográficas - Os milagres de nossos dias.
Se o Espiritismo pudesse ser retardado em sua marcha, não o seria pelos ataques abertos de seus inimigos declarados, mas pelo zelo irrefletido dos amigos imprudentes.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, junho de 1862 - Ensinos e dissertações espíritas - O Espiritismo filosófico.
As faltas de outrem, certamente não acrescentam nada ao nosso mérito, e não são, por si mesmas, um assunto agradável para reflexão ou entretenimento; mas elas podem lisonjear o nosso orgulho, porque nos levam a crer em nossa superioridade sobre aqueles que nós denegrimos.
Autor: Thomas Reid
Fonte: Essais sur les facultés actives de L'homme, T. VI.
Quanto mais inteligência tem o homem para compreender um princípio, tanto menos escusável é de o não aplicar a si mesmo. Em verdade vos digo que o homem simples, porém sincero, está mais adiantado no caminho de Deus, do que um que pretenda parecer o que não é.
Autor: Espíritos superiores
Fonte: Livro dos Espíritos, item 828.
O homem é, ao mesmo tempo, um ser muito singular e muito fraco. É singular no sentido de que, mesmo em meio aos fenômenos que o cercam, não deixa de seguir a sua rotina, espiritualmente falando. É fraco porque, depois de ter visto e ter-se convencido, ri porque seu vizinho riu e não pensa mais naquilo. E notai que aqui falo, não de seres vulgares, sem reflexão e sem experiência. Não. Falo de gente inteligente e, na maioria, esclarecida.
Autor: Lamennais
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - Ditados espontâneos e dissertações espíritas - A eletricidade espiritual
Os Espíritos enganadores sabem perfeitamente a quem se dirigem. Há pessoas simples e pouco instruídas mais difíceis de enganar do que outras, que têm finura e saber. Lisonjeando-lhes as paixões, fazem eles do homem o que querem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Livro dos Médiuns, item 268, 26a.
Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas.
Autor: Espírito protetor
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, Instruções dos Espíritos, item 12.
"Entre os seres pensantes há ligações que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor."
Autor: Bons Espíritos
Fonte: Livro dos Espíritos, item 388.
Acredito que a constância seja a qualidade mais difícil de se encontrar no homem, e a mais fácil a instabilidade.
Autor: Montaigne
Fonte: Ensaios, vol. II, cap. I - Da inconstância de nossas ações.
No ponto em que estamos, a inteligência está bastante desenvolvida para permitir ao homem julgar criteriosamente o bem e o mal, e é também neste ponto que a sua responsabilidade é mais seriamente comprometida, porque não mais se pode dizer o que dizia Jesus: “Perdoai-lhes, Senhor, pois não sabem o que fazem.”
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1864 - Questões e problemas - Progresso nas primeiras encarnações.
O princípio dos fenômenos psíquicos repousa, como já vimos, nas propriedades do fluido perispiritual, que constitui o agente magnético; nas manifestações da vida espiritual durante a vida corpórea e depois da morte; e, finalmente, no estado constitutivo dos Espíritos e no papel que eles desempenham como força ativa da Natureza.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese - Os milagres segundo o Espiritismo, cap. XV - Os milagres do Evangelho - Superioridade da natureza de Jesus, item 1.
O homem não chega a nada sem esforço. Aquele que não precisou fazê-lo nesta existência, deve ter lutado em uma precedente, e o bem acabou por se identificar com ele. Eis porque tudo parece tão natural. O bem está neles, como, em outras pessoas, estão ideias que, também elas, tiveram sua fonte em um trabalho anterior.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862 - Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux - Discurso III
Eis uma recomendação feita incessantemente pelos bons Espíritos. Dizem eles: “Deus não vos deu o raciocínio sem propósito. Servi-vos dele a fim de saber com quem estais a vos relacionar.” Os maus Espíritos temem o exame. Dizem eles: “Aceitai nossas palavras e não as julgueis”. Se tivessem consciência de estar com a verdade, não temeriam a luz.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1859 - Escolhos dos Médiuns
Ora, assim como a Física nos ensina a causa de certos fenômenos e a Medicina a de certas doenças, o estudo da ciência espírita nos ensina a dos fenômenos devidos às influências ocultas do mundo invisível e nos explica o que, sem isto, nos parecia inexplicável.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1863 - Estudos sobre os possessos de Morzine - Causas de obsessão e meios de combate
O magnetismo é uma força natural, e ante as forças naturais o homem é um pigmeu, semelhante a esses cachorrinhos que ladram inutilmente contra tudo quanto lhes mete medo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1858 - Introdução
Temos prazer de responder às perguntas sérias e de elucidá-las, quando possível. A discussão é tanto mais útil com pessoas de boa-fé, que estudaram e querem aprofundar as coisas, pois é trabalhar para o progresso da ciência, quanto é ociosa com os que julgam sem conhecimento e querem saber sem se darem ao trabalho de aprender.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, setembro de 1863 - Questões e problemas - Sobre a expiação e a prova
Tratam de loucos apenas aqueles cujas ideias não são sancionadas pela autoridade da Ciência; é assim que aqueles que julgam tudo saber, rejeitam os pensamentos geniais daqueles que nada sabem.
Autor: BÉRANGER
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Se quiserdes uma demonstração séria de uma lei universal, buscai a sua aplicação individual. Quereis a verdade? Buscai-a em vós mesmo, e na observação dos fatos de vossa própria vida. Todos os elementos de prova aí estão. Que aquele que quer saber se examine, e encontrará.
Autor: Charles Fourier
Fonte: Revista Espírita, abril de 1869 - Dissertações espíritas - Charles Fourier
O homem nunca é mais forte do que quando ele sente a sua fraqueza, pois tudo pode empreender sob o olhar de Deus. Sua força moral cresce em razão de sua confiança, porque sente necessidade de dirigir-se ao Criador, para pôr sua fraqueza ao abrigo das quedas a que a imperfeição humana pode arrastá-lo.
Autor: Fénelon
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1865 - Instruções dos Espíritos
É um fato comprovado que o Espiritismo é mais entravado pelos que o compreendem mal do que pelos que absolutamente não o compreendem, e mesmo por seus inimigos declarados.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1864 - O Espiritismo é uma ciência positiva
A fraqueza, a indiferença ou o orgulho do homem são exclusivamente o que empresta força aos maus Espíritos, cujo poder todo advém do fato de lhes não opordes resistência.
Autor: Espíritos superiores
Fonte: Livro dos Espíritos, item 498.
São as reuniões sérias que dão uma ideia séria do Espiritismo, por isso nunca seria demais encorajar a sua multiplicação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita de setembro de 1862.
Todos os homens podem enganar-se, mas há grandeza em reconhecer os próprios erros, ao passo que há mesquinhez em perseverar numa opinião que se sabe falsa, unicamente para ostentar, aos olhos do vulgo, a supremacia da infalibilidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, julho de 1858 - Correspondência
"Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras, do que palavras sem um coração."
Autor: Gandhi
Fonte: As palavras de Gandhi
A felicidade perfeita está ligada à perfeição, ou seja, à purificação completa do Espírito. Toda imperfeição é ao mesmo tempo uma causa de sofrimento e de privação de gozo, assim como toda qualidade adquirida é uma causa de gozo e de atenuação dos sofrimentos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, primeira parte, cap. VII - Código penal da vida futura, 2º.
Não há uma única imperfeição da alma que não traga consigo suas consequências lastimáveis, inevitáveis, e nem uma única boa qualidade que não seja a fonte de um gozo. A soma das penas é assim proporcionada à soma das imperfeições, como a dos gozos está na razão da soma das qualidades.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, primeira parte, cap. VII, Código penal da vida futura, 3º.
A fascinação é uma espécie de ilusão produzida pela ação direta de um Espírito estranho ou por seus raciocínios capciosos. Essa ilusão produz alteração na compreensão das coisas morais, falseia o julgamento e leva a tomar-se o mal pelo bem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1858 - Obsedados e subjugados
Não basta dizer-se espírita; aquele que o é de coração prova-o por seus atos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1867 - Livre pensamento e livre consciência
“Não há sujeição tão perfeita quanto aquela que guarda a aparência de liberdade; cativa-se assim a própria vontade.”
Autor: Jean-Jacques Rousseau
Fonte: Emílio, ou da Educação
De fato, ninguém sabe se a morte não é, inclusive, a maior de todas as bênçãos para o ser humano, ainda que este a tema como se soubesse que é o maior dos males. E não é essa a mais censurável das formas de ignorância, nomeadamente pensar que se conhece o que não se conhece?
Autor: Platão
Fonte: Apologia de Sócrates
Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese - Os milagres segundo o Espiritismo, cap. XIV - Os fluidos - II - Explicação de alguns fenômenos considerados sobrenaturais - Obsessões e possessões, item 46.
Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar de quem haja de atuar sobre o Espírito obsessor.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII - Coletânea de preces espíritas - V - Preces pelos doentes e pelos obsidiados - Pelos obsidiados, item 81.
A prece de várias pessoas forma um feixe que sustenta e fortalece a alma pela qual é feita. Ela lhe dá força e resignação.
Autor: São Bento
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1866 - O naufrágio do Borysthène
O preconceito, num sentido qualquer, é a pior condição para um observador, porque então tudo vê e tudo ajusta a seu ponto de vista, negligenciando o que pode haver de contrário. Certamente não é esse o meio de chegar à verdade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, abril de 1863 - Estudos sobre os possessos de Morzine.
O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.
Autor: Lázaro
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII - Sede perfeitos - Instrução dos Espíritos - O dever.
Se queremos nos assegurar bem de que fazemos progressos sólidos na virtude, é preciso não encarar nenhuma falta como leve, e as evitar todas com o maior cuidado.
Autor: Plutarco
Fonte: Beautés des Oeuvres Morales de Plutarque, tome premier, à Paris, 1835.
O progresso é lei de Deus; a culpa é âncora lançada no passado e impede o indivíduo de empreender novas caminhadas.
Autor: Sem nome
Fonte: Psicografada em reunião familiar do dia 18/10/2012
O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferra aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o futuro.
Autor: Bons Espíritos
Fonte: O Livro dos Espíritos, item 895.
Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede; só permite as que podem ser cumpridas. Se tal não sucede, não é que falte possibilidade: falta a vontade.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9. A ingratidão dos filhos e os laços de família
Os males mais numerosos são os que o homem cria pelos seus vícios, os que provêm do seu orgulho, do seu egoísmo, da sua ambição, da sua cupidez, de seus excessos em tudo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese - A Gênese, cap. III - O bem e o mal - Origem do bem e do mal, item 6.
Quanto mais o homem se possui e quanto mais é calmo e nobre, melhor saberá discernir os caminhos que o conduzirão à verdade. Quanto mais ele é leviano, presunçoso ou apaixonado, tanto mais corromperá com seu hálito impuro os frutos que colherá na árvore da vida.
Autor: SR. HERRENSCHNEIDER
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1863 - União da Filosofia e do Espiritismo.
A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei de caridade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.
Sê grave e recolhido, mas não triste, porquanto a tristeza é uma censura muda, dirigida a Deus, que quer ser louvado em suas obras. Aliás, por que sofrer nesta vida triste, onde tudo se apaga, exceto o bem ou o mal que realizamos?
Autor: M. GOURDON
Fonte: Revista Espírita, junho de 1861 - SR. ANAÏS GOURDON, n. 15
Aquele que tem humildade sempre acolhe com doçura as censuras que lhe fazem, por mais injustas que sejam, porquanto, sabei-o bem, a injustiça jamais irrita o justo.
Autor: Ignorado
Fonte: Revista Espírita, março de 1861 - LIÇÕES FAMILIARES DE MORAL
O homem que só pelo instinto agisse constantemente poderia ser muito bom, mas conservaria adormecida a sua inteligência. Seria qual criança que não deixasse as andadeiras e não soubesse utilizar-se de seus membros. Aquele que não domina as suas paixões pode ser muito inteligente, porém, ao mesmo tempo, muito mau. O instinto se aniquila por si mesmo; as paixões somente pelo esforço da vontade podem domar-se.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese, cap. III - O bem e o mal - O instinto e a inteligência, item 19.
O suicídio não consiste somente no ato voluntário que produz a morte instantânea; consiste também em tudo o que se faz, com conhecimento de causa, que possa apressar a extinção das forças vitais.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, segunda parte, Exemplos, cap. V, Suicidas - O pai e o recruta
Ao verdadeiro espírita jamais faltará bem a fazer; corações aflitos a aliviar; consolações a dar, desesperos a acalmar, reformas morais a operar; aí está a sua missão; aí também ele encontrará sua verdadeira satisfação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Médiuns, 1ª parte, cap. III, item 30.
Aqueles que pensam preservar-se da ação dos maus Espíritos abstendo-se das comunicações espíritas, são como crianças que julgam evitar o perigo colocando uma venda nos olhos. Seria o mesmo que afirmar que é preferível não saber ler nem escrever para não se expor à leitura de maus livros ou a escrever tolices.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1859 - Aforismos espíritas
Os bons Espíritos aprovam aquilo que acham bom, mas não fazem elogios exagerados. Os elogios excessivos, como tudo o que denota lisonja, são sinais de inferioridade da parte dos Espíritos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1859 - Aforismos espíritas e pensamentos avulsos
Quando, inteiramente penetrada de zelo santo, a alma do homem se lança para os céus na prece íntima e ardente, os inimigos interiores, isto é, as paixões do homem, e os inimigos externos, isto é, os vícios do mundo, são impotentes para forçar os muros que a protegem. Homens, orai a Deus com toda confiança, do fundo do coração, com fé e verdade!
Autor: Ignorado
Fonte: Revista Espírita, junho de 1863 - Dissertações espíritas - A amizade e a prece
Mais vale seguir o bom caminho mancando do que o mau caminho num passo firme.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Ignorada
Os milagres não estão em contradição com as leis da natureza, mas com o que nós sabemos dessas leis.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Ignorada
A qualidade principal da prece é ser clara, simples e concisa, sem fraseologia inútil, nem luxo de epítetos, que são meros adornos de lentejoulas. Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma ideia, pôr em vibração uma fibra da alma. Numa palavra: deve fazer refletir.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, Preâmbulo, item 1
Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal afasta-o da natureza espiritual. Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal denota predominância do espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição.
Autor: Espíritos bons
Fonte: O Livro dos Espíritos, item 908
Os médiuns que obtêm boas comunicações ainda mais censuráveis são, se persistem no mal, porque muitas vezes escrevem sua própria condenação e porque, se não os cegasse o orgulho, reconheceriam que a eles é que se dirigem os Espíritos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII - Muitos os chamados, poucos os escolhidos - Muito se pedirá àquele que muito recebeu, item 12.
O primeiro cuidado de todo espírita sincero deve ser o de procurar saber se, nos conselhos que os Espíritos dão, alguma coisa não há que lhe diga respeito.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVIII - Muitos os chamados, poucos os escolhidos - Muito se pedirá àquele que muito recebeu, item 12.
Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII - Amai os vossos inimigos - Retribuir o mal com o bem, item 3
Quando se deseja comunicar com determinado Espírito, é de toda necessidade evocá-lo. (N. 203.) Se ele pode vir, a resposta é geralmente: Sim, ou Estou aqui, ou, ainda: Que quereis de mim? As vezes, entra diretamente em matéria, respondendo de antemão às perguntas que se lhe queria dirigir.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Médiuns, cap. XXV, item 270.
O amor triunfará, e virão com ele a sabedoria, a caridade, a prudência, a força, o conhecimento, a humildade, a calma, a justiça, o gênio, a tolerância, o entusiasmo, e a glória majestosa e divina esmagará, por seu esplendor, o orgulho, a inveja, a hipocrisia, a maldade e o ciúme, que arrastam no seu séquito a preguiça, a gula e a luxúria.
Autor: EUGÈNE SUE
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva.
O gênio se possui por inspiração e não se adquire; Deus quer que as maiores coisas sejam descobertas ou inventadas por seres sem instrução, a fim de paralisar o orgulho, tornando o homem solidário do homem.
Autor: FRANÇOIS ARAGO
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Os sábios da Grécia por vezes o foram mais nos escritos e nas palavras que em sua pessoa.
Autor: Platão
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Era o amor que Diógenes buscava, procurando um homem... que veio séculos depois, e que o ódio, o orgulho e a hipocrisia crucificaram.
Autor: Sócrates
Fonte: Revista Espírita, março de 1867 - Dissertações espíritas - Comunicação coletiva
Para o homem que vivesse insulado não haveria vícios nem virtudes; preservando-se do mal pelo insulamento, o bem por si mesmo se anularia.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Céu e o Inferno, Primeira Parte - Doutrina - Cap. III - O Céu, item 8
Ser rico não é pecado — ser pobre não é virtude. Virtude ou pecado é saber ou não saber ser rico ou pobre.
Autor: Huberto Rohden
Fonte: O sermão da montanha, Bem-aventurados os pobres pelo espírito
O que nos faz bons ou maus não é aquilo que nos acontece, mas sim o que nós mesmos fazemos e somos.
Autor: Huberto Rohden
Fonte: O sermão da montanha - Bem-aventurados os pobres pelo espírito
O saber está muito abaixo da caridade; ele nos eleva na hierarquia espírita, mas não contribui para o restabelecimento da ordem perturbada pelo mau. O saber nada expia, nada resgata, em nada influi sobre a justiça de Deus. A caridade, ao contrário, expia e apazigua. O saber é uma qualidade; a caridade, uma virtude.
Autor: De Grand-Boulogne, doutor em Medicina, Antigo vice-cônsul da França.
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - CONCORDÂNCIA ESPÍRITA E CRISTÃ
Que é a caridade? É o atributo especial da alma que, em suas ardentes aspirações para o bem, se esquece de si mesma e se consome em esforços pela felicidade do próximo.
Autor: De Grand-Boulogne, doutor em Medicina, Antigo vice-cônsul da França.
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - CONCORDÂNCIA ESPÍRITA E CRISTÃ
Qual a mais bela de todas as virtudes? A Caridade.
Autor: De Grand-Boulogne, doutor em Medicina, Antigo vice-cônsul da França.
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - CONCORDÂNCIA ESPÍRITA E CRISTÃ
Só aquele que dominou suas más inclinações realmente tirou proveito do Espiritismo e receberá a sua recompensa. É por isto que os bons Espíritos, por ordem de Deus, multiplicam suas instruções e as repetem à saciedade; só um orgulho insensato pode dizer: Não preciso de mais nada.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
Para admitir-nos ao banquete da suprema felicidade, Deus não pergunta o que sabemos nem o que possuímos, mas o que valemos e o bem que fizemos. É, pois, no seu melhoramento individual que todo espírita sincero deve trabalhar, antes de tudo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
Em todas as coisas, as ideias novas devem encaixar-se nas ideias adquiridas. Se estas não estão suficientemente elaboradas e consolidadas no cérebro; se o espírito não as assimilou, aquelas que aí quisermos implantar não criarão raízes. Estaremos semeando no vazio.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
Em todas as coisas, as ideias novas devem encaixar-se nas ideias adquiridas. Se estas não estão suficientemente elaboradas e consolidadas no cérebro; se o espírito não as assimilou, aquelas que aí quisermos implantar não criarão raízes. Estaremos semeando no vazio.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1865 - O que ensina o Espiritismo
A ti dirigi o meu olhar, ó Eterno, e me senti fortalecido. És a minha força, não me abandones. Ó meu Deus, sinto-me esmagado sob o peso das minhas iniquidades. Ajuda-me. Conheces a fraqueza da minha carne, não desvies de mim o teu olhar!
Autor: Bons Espíritos
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, 33
Um equívoco muito frequente entre novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. O Espiritismo é uma Ciência imensa, como bem sabeis, e experiência em sua prática não se adquire senão com o tempo, aliás como em todas as coisas.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita 1861, novembro - Reunião geral dos Espíritas bordeleses - Discurso do Sr. Allan Kardec
Uma sociedade cujos membros fossem todos guiados pelo amor ao próximo; que inscrevesse a caridade no alto de todos os seus códigos, seria feliz, e em breve veria apagarem-se os ódios e as discórdias. O Espiritismo pode realizar este prodígio e o fará, a despeito dos que ainda o agridem, porque os agressores passarão, mas o Espiritismo permanecerá.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, agosto de 1860 - Concordância espírita e cristã.
O Espiritismo tem consequências de tal gravidade; toca em questões de tal alcance; dá a chave de tantos problemas; oferece-nos, enfim, tão profundo ensino filosófico, que ao lado de tudo isso uma mesa girante é pura infantilidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Discurso de encerramento do ano social (1858-1859).
Sendo a vontade uma força ativa, essa força é multiplicada pelo número de vontades idênticas, como a força muscular é multiplicada pelo número de braços.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1864 - Da comunhão do pensamento - A propósito da comemoração dos mortos
Aos olhos das multidões, todos os aperfeiçoamentos são úteis, exceto o da alma.
Autor: J. J. Rousseau
Fonte: O Livro dos Médiuns, cap. XXXI - Dissertações espíritas, Acerca do Espiritismo » Acerca do Espiritismo
Para ser agradável a Deus basta observar suas leis, isto é, praticar a caridade, que resume todas elas. Ora, a caridade pode ser praticada por todos. Despojar-se de todos os vícios e de todas as inclinações contrárias à caridade é, pois, condição essencial da salvação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1868 - Sessão Comemorativa dos Mortos, na Sociedade de Paris.
O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras.
Autor: Espírito de Verdade
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI - O Cristo consolador - Consolador prometido, item 4.
Os bons Espíritos se interessam por aqueles que aproveitam os seus conselhos e trabalham seriamente por melhorar-se. Dão a esses suas preferências e os secundam; pouco, porém, se incomodam com aqueles junto dos quais perdem o tempo em belas palavras.
Autor: Os Espíritos
Fonte: O Livro dos Médiuns, cap. XXIV, item 268, 20ª
Comunhão de pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento é uma força. É, porém, uma força puramente moral e abstrata? Não, pois do contrário não se explicariam certos efeitos do pensamento e, ainda menos, da comunhão de pensamentos.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1864 - Da comunhão do pensamento - A propósito da comemoração dos mortos.
A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.
Autor: Pitágoras, filósofo grego - 571 - 496 aC.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras
Procurai no Espiritismo aquilo que vos pode melhorar. Eis o essencial. Quando os homens forem melhores, as reformas sociais realmente úteis serão uma consequência natural.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1862 - Cumprimentos de ano-novo
Cada luta enfrentada corajosamente sob o olhar de Deus é uma prece fervorosa, que sobe a ele como o incenso puro e de odor agradável. Se bastasse formular palavras para se dirigir a Deus, os inoperantes apenas teriam que tomar um livro de preces para satisfazer a obrigação de orar. O trabalho, a atividade da alma, é a única boa prece que a purifica e a faz crescer.
Autor: FÉNELON
Fonte: Revista Espírita, janeiro de 1865 - Instruções dos Espíritos
O egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência são para a alma ervas venenosas das quais é preciso a cada dia arrancar algumas hastes, e que têm como antídoto: a caridade e a humildade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão - Máximas extraídas do ensinamento dos Espíritos, 37.
Se o homem se conformasse rigorosamente com as leis divinas, indubitavelmente se pouparia aos mais agudos males e viveria ditoso na Terra.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese, cap. III, item 5
A caridade é a alma do Espiritismo: ela resume todos os deveres do homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes; eis porque se pode dizer que não há verdadeiro espírita sem caridade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1868 - Sessão anual comemorativa dos mortos
“Amai-vos uns aos outros, eis toda a lei, lei divina, mediante a qual governa Deus os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados. A atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.
Autor: Vicente de Paulo
Fonte: O Livro dos Espíritos, item 888
... É nos momentos críticos que se conhecem os corações sólidos, os devotamentos verdadeiros. É então que as convicções profundas se distinguem das crenças superficiais ou simuladas. Na paz não há mérito em ter coragem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1865 - Alocução.
O verdadeiro Espírita não é o que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos. De nada adianta crer, se a crença não faz com que dê um passo adiante na via do progresso, e não o torne melhor para seu próximo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão, 36
O amor se expande ao infinito quando, deixando o personalismo, buscamos a felicidade de toda a humanidade.
Autor: Erasto
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK -2009
Momento de felicidade! São as pedras que falam, como disse Jesus, para que a vida resplandeça e a morte desapareça das consciências.
Autor: Lázaro
Fonte: Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK - 2009
“A alma se ilumina quando se eleva acima da matéria e busca a comunhão com Espíritos livres que, por seu imenso amor, velam por toda a humanidade.”
Autor: Vézy
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK -2009
“Benditos sejam aqueles que, resignados diante das lutas, ainda louvam a Deus.”
Autor: Sem nome
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK 2009
As vozes dos imortais ecoam em vossas almas incentivando-vos a seguir: esse é o vosso caminho de Damasco.
Autor: Paulo, Espírito
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK 2009
As lutas fortalecem o Espírito, assim como mais forte fica uma planta que se mantém em pé após uma tempestade.
Autor: Um amigo protetor
Fonte: Psicografada na Sessão Comemorativa dos Mortos - GEAK 2009
O pensamento racional é uma virtude compensadora, e o preconceito religioso é um véu que protege a mente da razão.
Autor: Espinosa
Fonte: O Apóstolo da Razão - Filme
Como antes de tudo buscamos a verdade e não pretendemos ser infalível, quando acontece nos enganarmos, não hesitamos em reconhecer. Não conhecemos nada de mais tolo do que aferrar-se a uma opinião errada.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1865 - O VIDENTE DA FLORESTA DE ZIMMERWALD
Quando diz que a mediunidade é um tema inesgotável de pesquisas e estudos, está perfeitamente certo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, maio de 1865 - Estudo sobre a mediunidade
O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio, o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 2
... E eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu. A primeira me aquece, a segunda me enregela.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862, discurso I - pronunciado nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux.
Para mim, um homem é um homem, isto apenas! Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862, discurso I - pronunciado nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux.
Para a maioria dos homens, o dinheiro tem ainda irresistível atrativo, e bem poucos compreendem a palavra supérfluo quando se trata de si. Por isso mesmo, a abnegação da personalidade constitui sinal do mais eminente progresso.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Conclusão, VII
Não adianta correr; é preciso partir na hora.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1861 - O Espiritismo ou Espiritualismo em Metz.
"Não ridicularizar as ações dos homens, não chorar sobre elas, não as detestar, mas adquirir delas um conhecimento verdadeiro."
Autor: Spinoza
Fonte: Tratado Político, I, 4
A prece é o veículo dos fluidos espirituais mais poderoso, e é como um bálsamo salutar para as feridas da alma e do corpo. Atrai todos os seres para Deus, e, de certo modo, faz a alma sair da espécie de letargia em que se acha mergulhada, quando esquece os deveres para com o seu Criador.
Autor: São Bento
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1866 - O naufrágio do Borysthene.
Venci o mundo, que derrotou meu corpo, porque a certeza da vida me tornou forte e a liberdade da consciência tranquila ninguém nos pode tirar.
Autor: Giordano Bruno
Fonte: Psicografada em 18 de outubro de 2010, no GEAK.
A vontade é o móvel propulsor da vida, é a força que fará brotar a luz interior que dormita em todo o Espírito. É o impulso para o crescimento, para a liberdade.
Autor: Rousseau
Fonte: Psicografada no GEAK, em 18 de outubro de 2010
Quando o Espírito desperta, quando sua vontade é tão grande, seu desejo tão potente, abrem-se-lhe as portas da alma para compreender, na imensidão do Universo, os desígnios de Deus.
Autor: Sem nome
Fonte: Psicografada no GEAK, em 18 de outubro de 2010
Podemos ter nossa opinião, sustentá-la e discuti-la, mas o meio de nos esclarecermos não é nos estraçalhando, processo pouco digno de homens sérios e que se torna ignóbil desde que entre em jogo o interesse pessoal.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, março de 1858 - Magnetismo e Espiritismo
Àquele que nutre contra seu próximo sentimentos de animosidade, ódio, ciúme e rancor, falta caridade; ele mente, se se diz cristão, e ofende a Deus.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão, 58
A crença no Espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje está melhor do que ontem.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Espiritismo em sua mais simples expressão, 38.
Ouve-se constantemente dizer que a ingratidão com que somos pagos, endurece o nosso coração e nos torna egoístas. Falar assim é provar que se tem o coração fácil de ser endurecido, uma vez que esse temor não poderia deter o homem verdadeiramente bom.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862, Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos espíritas de Lyon e Bordeaux - Discurso I.
Ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é todo um mundo que se abre diante de nós. Será de admirar que o efetuá-lo demande tempo, muito tempo mesmo?
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Introdução, item XIII
Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias. Que adiantará àquele que, ao acaso, dirigir a um cientista perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore?
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Introdução, item VIII.
O Espiritismo é uma Ciência e, como qualquer outra Ciência, não se aprende brincando. Além do mais, tomar as almas que se foram como assunto para distração seria faltar ao respeito a que fazem jus; especular sobre sua presença e sua intervenção seria impiedade e profanação.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, maio de 1861 - Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
“Disse Pitágoras que a Medicina é a mais divina das artes. Se a Medicina é a mais divina das artes, é necessário que o médico se ocupe da alma ao mesmo tempo que do corpo. Como um ser poderia ser são, quando a parte mais importante está doente?”
Autor: Apollonius de Tyane
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1862 - Apolônio de Tiana
“Os homens mais sábios são os mais breves em seus discursos. Se os tagarelas sofressem o que fazem sofrer os outros, não falariam tanto.”
Autor: Apollonius de Tyane
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1862 - Apolônio de Tiana
O amor de Deus é de toda a eternidade. Para esclarecer os homens, enviou sábios, profetas, o Salvador Jesus Cristo. Não é uma prova de seu infinito amor? Como, porém, receberam os homens esse amor? Melhoraram?
Autor: Sem nome
Fonte: Revista Espírita, março de 1862, Ensinos e dissertações espíritas - A reencarnação
Pedir o homem conselhos aos Espíritos não é entrar em entendimento com potências sobrenaturais; é tratar com seus iguais, com aqueles mesmos a quem ele se dirigiria neste mundo: a seus parentes, seus amigos, ou a indivíduos mais esclarecidos do que ele.
Autor: Allan Kardec
Fonte: A Gênese, cap. I, item 60
Fé inabalável só o é a que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, item 7
O homem que julga infalível a sua razão está bem perto do erro. Mesmo aqueles cujas ideias são as mais falsas se apóiam na sua própria razão, e é por isso que rejeitam tudo o que lhes parece impossível.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Livro dos Espíritos, Introdução, item VII
Nunca a abjuração forçada deu a quem quer que fosse a fé; apenas pode fazer hipócritas. É um abuso da força material, que não prova a verdade. A verdade é senhora de si: convence e não persegue, porque não precisa perseguir.
Autor: Allan Kardec
Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVIII, item 51
A vontade não é um atributo especial do espírito; é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento transformado em força motriz.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1864 - Da comunhão de pensamentos.
O perfume que se exala de todos os bons sentimentos é uma prece constante que se eleva para Deus, e todas as boas ações são ações de graça ao Eterno.
Autor: SRA. VICTOR HUGO
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1868.
Assim como muitas vezes as lisonjas dos amigos nos pervertem, assim os insultos dos inimigos nos corrigem.
Autor: Santo Agostinho
Fonte: Confissões, livro nono, cap. VIII – Mônica.
Reservar-se o direito de atacar e não admitir resposta é um meio cômodo de ter razão. Resta saber se é o de chegar à verdade.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, outubro de 1862 – Resposta a “Abeille Agenaise, pelo Sr. Dombre.
Antes de negar, é prudente estudar e observar. Para julgar uma coisa é preciso conhecê-la. A crítica só é permissível ao que fala do que sabe. Que seria dito de um homem que, ignorando música, criticasse uma ópera? Ignorando as primeiras noções de literatura, criticasse uma obra literária?
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, dezembro de 1862 – O Espiritismo em Rochefort.
Se estiverdes em dúvida, fazei sempre o bem: os erros do Espírito pesam menos na balança de Deus que os erros do coração.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, fevereiro de 1862 – Resposta à mensagem de Ano Novo dos espíritas lioneses.
O melhor soldado não é o que ergue mais alto o sabre, mas o que corajosamente sacrifica a própria vida.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1861 - Discurso do Sr. Allan Kardec
O melhor meio de provar a realidade do efeito [do Espiritismo] é fazer sua aplicação a si mesmo.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Revista Espírita, novembro de 1861 - Discurso do Sr. Allan Kardec
Antes de fazer a coisa para os homens, é preciso formar os homens para a coisa, como se formam obreiros, antes de lhes confiar um trabalho.
Autor: Allan Kardec
Fonte: Viagem Espírita em 1862